Quarteto 4 em Foco apresenta o recital " Aos 4 ventos"


No dia 08 de dezembro, o Quarteto 4 em FOCO realizará seu primeiro recital “ Aos 4 ventos”, no Foyer do Theatro José de Alencar, às 18h30min. O recital apresenta os primeiros resultados musicais de um trabalho que ganhou fôlego estético em agosto deste ano.

Inicialmente formado como um trio de palhetas duplas que reunia um Fagote e dois Oboés, o Grupo se chamou "FOO trio" - com o nome aludindo às iniciais dos instrumentos que compunham sua formação. Após alguns meses de trabalho, um Clarinete, instrumento de palheta simples, juntou-se ao grupo , que por algum tempo se chamou "FOOC quarteto", mantendo seu objetivo inicial de ser um grupo de estudo.

O trabalho desenvolvido em busca de um som equilibrado para o Grupo levou à pesquisa e elaboração de repertório específico para as atividades do quarteto, que a partir de agosto de 2016 trocou um dos Oboés por um Corne Inglês, o que resultou em uma sonoridade única. Sendo o Corne Inglês um Oboé mais grave, o nome do grupo sofreu apenas um ajuste e passou a chamar-se 4 em FOCO - quarteto de madeiras.

Além da busca pelo aprimoramento técnico o grupo intenta também difundir as sonoridades dos instrumentos de sua formação, principalmente dentro do fértil ambiente acadêmico no qual se busca a Formação de Professores de Música, a Universidade Federal do Ceará.

Sobre o recital:
Em seu primeiro recital, o Quarteto 4 em FOCO executa arranjos e composições que constituem sua busca por uma sonoridade harmoniosa, expressa através do vibrante som do Oboé executado pelo jovem estudante do Curso de Música da UFC, Fellippe Augusto Venâncio, ao qual se junta o melancólico timbre do Corne Inglês executado pelo Professor Elvis Matos. O timbre profundo do Fagote, executado por Rian Rafaiel, estudante egresso do Curso de Música da UFC e coordenador do grupo, se vincula aos instrumentos mais agudos através da versatilidade do Clarinete executado pelo Professor Filipe Ximenes.

Aos 4 Ventos é uma celebração musical na qual se comemora o encontro de quatro músicos, quatro pessoas que compartilham o desejo de ser e de soar bem!

Local: Foyer do Teatro José de Alencar
Data: 08/12/2016
Horário:18h30min
Entrada Franca.
Realização: Casa de Artes e Secretaria de Cultura Artística da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas